Contar histórias





ERA UMA VEZ um rei. Não era um rei feliz. Ele notou que seus súditos não prestavam atenção a menor atenção em seus decretos e mandatos. Percebeu também que eles se aglomeravam e se sentavam aos pés dos contadores de histórias na praça do mercado, nas casas de chá ou nas pousadas.

O rei decidiu aprender o segredo dos contadores de histórias. Convidou-os ao palácio com essa finalidade. Alguns disseram que era a sua linguagem, outros que era a experiência, outros, ainda, que era a imaginação.

Cansado de ouvir tantas opiniões, o rei despediu-se deles pedindo que se dedicassem a escrever artigos sobre as qualidades de um bom contador de histórias.

Os contadores voltaram após cinco anos com milhares de papéis escritos. Mas, de novo, o rei ordenou que voltassem com uma informação condensada de tudo aquilo. Cinco anos se passaram quando voltaram trazendo um livro bastante pesado. O rei não tinha tempo para ler, pois estava muito ocupado com as questões políticas do reino. Pediu-lhes, então, que fizessem um resumo de uma página com o essencial daquelas informações.

Os contadores passaram mais cinco anos trabalhando na essência do assunto. Finalmente, apareceram com uma folha de papel e entregaram-na ao rei.

O rei pensava que, de posse desse conhecimento, poderia tornar-se o único contador do reino. Aqueles eram seus rivais, obviamente. Mesmo tendo trazido seu precioso conhecimento sobre como se tornar o melhor contador, ainda assim eles seriam competidores, e o rei queria ser o melhor deles. Inevitavelmente, se o rei se livrasse de todos eles, não haveria como não se tornar o único e o melhor contador do reino.

Assim, o rei anunciou que iria agradecer pessoalmente a um por um o trabalho. Afinal, anos de dedicação haviam tornado possível aquele projeto.

Assim foi feito: ele recebia cada um, oferecia-lhe um prêmio e apontava a porta de saída. Do outro lado, porém, encontrava-se o carrasco esperando para executar o pobre infeliz, mandando-o para o outro mundo.

Depois que o rei finalmente ficou sozinho, com suas mãos tremulas, abriu o papel preparado para ele. Lá estava escrita somente uma frase:

O melhor contador de histórias é aquele cujas histórias são lembradas muitos e muitos anos depois que seu próprio nome tenha sido esquecido.

As histórias ficam guardadas em um lado especial do coração...todos nós em algum momento podemos recordar uma que marcou época ou um momento especial...
E vocês , lembram de alguma história dessas inesquecíveis que marcaram a sua vida? Qual o nome dela? Partilhem conosco :)


fonte:

3 comentários :

  1. Querida Vanessa,com muito carinho lhe desejo.°..
    ..°..°..°.que a cada amanhecer.°..°..°..
    °.raios de sol penetrem em sua alma.°.
    ..°..°.enchendo-a de paz e certeza de.°..
    ..°..°.que a vida é feita de Esperança
    UM LINDO FINAL DE SEMANA
    ......{\........._____.
    .....{*.\.....(*~*~*).../}
    ....{~.*\....//// ^^\../~}
    ....{*.¨.\..((( / .6.6. /.*'}
    ....{..*.~\..)))C¨= ) *~}
    .....{*...*.////.-. '/.~*~}
    ......{~.*.((((.`.`\*_~}
    .......`{.~.)))`\.\))_.-._> DEIXO
    ..........{.*(()..`\__.-_.-_> ESTE
    ............{/..`../ '*.}
    .............(....\' \*.}
    ..............\....\ .\ ANJINHO
    ........ _....\...|. / PARA TE
    ........|` `'...'|´/ PROTEGER
    ........|./``-./../ E TE ILUMINAR.
    BJUS

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, que bonitinha essa estorinha instrutiva. Me lembra a estorinha que meu pai contava para mim quando eu queria, sem entender direito, ficar pisando nas formigas no chão.
    Me explicou que eu estava tirando a vida das formiguinhas que faziam parte da nossa natureza e para que eu entendesse melhor, me perguntava o que eu achava se um "GIGANTE" viesse aquí na terra e começasse a pisar em todo o mundo, kkk! Serviu o exemplo!
    Muito bacaninha o objetivo do seu blog.
    bjsss
    Manoel

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Multiplicadora Vanessa, desejamos muita paz pra você e a sua família!

    Venho em nome dos EDUCADORES MULTIPLICADORES convidar você a:

    @ Parabenizar os multiplicadores do mês;
    @ Dar as boas vindas aos novos multiplicadores;
    @ Retribuir comentários em sua postagem de publicação (na página índice).

    Multiplicadora, precisamos de sua visita para que o Projeto Educadores Multiplicadores tenha vida e continue crescendo. Contamos com a sua presença! Os Multiplicadores agradecem a gentileza e compreensão. Ah, no mês de junho tem novidade no E.M.

    Excelente sábado, obrigado pela parceria, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    IRIVAN

    ResponderExcluir

Vejo que gostastes de poemar com os pequenos! Volte mais vezes!

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos